Há mais de cem anos a FCF exerce relevante papel na educação, preparando profissionais farmacêuticos, formando professores que atuam em universidades públicas e em instituições privadas, além de exercer atividades de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade.
A faculdade ministra o curso de Farmácia-Bioquímica para cerca de 900 alunos de graduação, nos períodos diurno e noturno, com duração de 5 a 6 anos, respectivamente. Através do concurso vestibular ingressam anualmente 150 novos alunos. O objetivo é formar profissional capacitado a exercer suas atividades com ética e competência, assegurando a associação entre ensino e pesquisa. O farmacêutico bioquímico tem como atribuições a promoção, a proteção e a recuperação da saúde humana.
A FCF sempre foi considerada pelos profissionais e conhecedores da área como uma das melhores instituições do país, tanto pelo ensino e formação acadêmica, como pelas características e empenho de seus alunos. Com nota máxima em alguns cursos, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Faculdade possui em seu quadro de docentes 94 professores doutores. A boa imagem e a reputação da Faculdade, consolidada pela coerência de atitudes dos dirigentes, preocupação com a qualidade de ensino e pesquisa e de assistência à comunidade atrai o interesse da mídia em geral.
A Singular Comunicação, responsável pela comunicação da FCF no período de 2007 a 2014, construiu de forma gradativa um elo profissional que pode ser verificado através de centenas de reportagens positivas que tiveram como fontes os professores e pesquisadores da FCF. Entre outras, no programa Globo Repórter, da TV Globo, com pesquisa sobre os benefícios do amido resistente da banana verde. O Correio Braziliense e o Jornal da Tarde, ambos publicaram matérias de página inteira sobre estudo que constata problemas em peças publicitárias de medicamentos, que induziam o consumidor ao consumo desnecessário dos produtos. A revista Saúde publicou pesquisa mostrando que bactérias benfeitoras desempenham papel de destaque na prevenção de doenças inflamatórias do intestino. A revista IstoÉ fez matéria sobre substância extraída do espinafre que impede a ação de um gene importante para a proliferação de células tumorais. Outra pesquisa, não menos importante, pautada pela Singular para o Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostrou os resultados de um colírio em fase de testes, que promete mais eficiência e menos efeitos colaterais. A Folha de S. Paulo e Jornal da Ciência fizeram matéria sobre projeto que realiza o primeiro mapa genético dos brasileiros cardíacos, com o objetivo de identificar quais genes permaneceram ativos no organismo, em momentos que caracterizam o infarto.
Com o objetivo de divulgar as pesquisas da FCF também no meio acadêmico, a Singular sugeriu a criação do Jornal FCFnotícia, que passou a ser o jornal oficial da faculdade. O jornal fazia parte da comunicação da FCF, serviço prestado pela Singular que seguia as normas da instituição. A Singular era responsável pela elaboração integral do jornal, que passou a ser distribuído para as Unidades da USP e também para públicos de interesse, como órgãos fomentadores de pesquisa e parceiros.